Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Cinema na PUCRS começa em 1964

Adelino Martins, primeiro professor de Cinema da Famecos

O Centro de Estudos Audiovisuais (CEA), criado em 6 de novembro de 1963, por iniciativa do irmão Adelino Martins (1933-2012), começa a funcionar em pleno vapor no ano de 1964, com promoção de cursos de extensão e palestras em instituições de ensino da capital e interior do estado.  Empolgado, Adelino Martins definiu os objetivos:

“O Centro de Estudos Cinematográficos estuda o cinema sob todos os seus aspectos, fora ou dentro da Escola, encarando-o como o mais moderno Processo de Comunicação às massas. Com este fim promove cursos de extensão abertos à comunidade em geral, cursos técnicos e de especialização, envereda pelo campo da pesquisa e da filmologia, promove uma pedagogia prática do ensino da cultura cinematográfica de modo a integrá-la na cultura geral, mantém intercâmbio de ideias e experiências com diversas Escolas Superiores de Cinema do mundo e prepara-se para a organização de sua Escola Superior de Cinema.”

Em 65, foi criado um Centro de Estudos Cinematográficos na PUC. Em 1968, a disciplina de Técnica de Cinema é instituída no terceiro ano do Curso de Comunicação Social, ministrada pelo irmão Adelino. Passou a ser um diferencial do jornalismo da Famecos, que formou cineastas como Carlos Gerbase. Em 1995, são oferecidos cursos em nível de pós-graduação. O desejo de Adelino Martins da PUC ter seu curso superior de Cinema só foi efetivado em março de 2004, com a criação do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, à tarde, com 45 vagas e duração de cinco semestres.

 

 

 

Curso(s): ,

Década(s) de referência: 1960

Ano de referência: 1964

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Edição do material: Victória Amaro

Dados cadastrados por: Victória Amaro

Post publicado em: 22 de maio de 2015