Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Curso Superior de Propaganda da PUCRS começa em 1965

A Escola de Jornalismo da PUCRS, criada em 1964, passou a oferecer um novo curso, a partir de março de 1965. Foi o Curso Superior de Propaganda da PUCRS (ainda sem a expressão Publicidade), com 45 alunos matriculados na primeira turma. No fim do ano, em 1° de dezembro de 65, os cursos de Jornalismo e Propaganda passam a constituir uma nova unidade: a Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos).

A Publicidade está presente no currículo do Jornalismo da PUCRS desde 1953, quando foi incluída na grade do segundo ano, a cargo do professor Ruy Rodrigues Azambuja, que lecionou a disciplina até 1960, quando foi substituído por Roberto Viana Lopes. Em 1964, a cadeira foi assumida pelo professor Ito Ferrari. O embrião do Curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS foi o curso de extensão “Propaganda Prática Moderna”, oferecido no Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia, de 11 a 24 de setembro de 1963, numa parceria da Universidade com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP).

As disciplinas do primeiro ano do Curso Superior de Propaganda e seus respectivos professores foram: Psicologia Social, por Clóvis Assunção; História da Civilização, por irmão Modesto Girotto; Propaganda, por Ito Ferrari; Matemática, por Cléo Bastarrica; Português, por irmão Elvo Clemente; e Economia, por Ney Alves Pereira.

 

Curso(s): ,

Década(s) de referência: 1960

Ano de referência: 1965

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Dados cadastrados por: Milena Nyland

Post publicado em: 22 de maio de 2015