Publicidade e Propaganda

A década de 60 é marcada pela criação e instalação do Curso de Especialização em Publicidade e Propaganda, na Escola de Jornalismo. Com 3 anos de duração, o Curso é o primeiro do Brasil em nível universitário. Iniciou no dia 17 de março de 1965, quando a Escola de Jornalismo passou a denominar-se Faculdade dos Meios de Comunicação Social, Famecos. Sob a coordenação do professor Ito Ferrari, ainda nesta década, no ano de 1967, o Curso tem a diplomação da primeira turma, com a graduação de 23 alunos.

Nos anos 70, dois fatos importantes impuseram grandes avanços para o Curso de Publicidade e Propaganda. Com a resolução 11/69, do Conselho Federal de Educação, o Curso de Comunicação foi reestruturado e em três especializações, sendo a Publicidade e Propaganda uma delas, além de Jornalismo e Relações Públicas, com matrículas já especificas desde o ingresso na faculdade. Outro marco da década é a criação da Agencia Experimental de Publicidade e Propaganda, em 1978, a 1ª no País, proporcionando estágios aos alunos e a prestação de serviços publicitários às Unidades Universitárias.

Marcada pela consolidação das conquistas implementadas na década anterior, a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AGEXPP), a partir de 1980, amplia seus serviços com a criação do Laboratório de Fotolito e Impressão Serigráfica e passa a atender, também, clientes externos. O alto nível do material produzido é ícone dos trabalhos entregues pela Agência. Em 1988, alunos do Curso conquistam o 1º lugar no CriaComunicação, em São Paulo.

Na década de 90, com o objetivo de atualizar as didáticas de sala de aula e se aproximar do ambiente de trabalho do mercado, as estruturas físicas, mobiliário e equipamentos da sala de aula do curso passam por uma importante reforma. Em 1998, é inaugurada a ‘Sala de Criatividade’, proporcionando aos estudantes e professores um espaço adequado à união teórico-prática.

A primeira década do século XXI é marcada pela solidificação dos Laboratórios Integrados, resultante da união de todos os laboratórios e agências experimentais da FAMECOS, realizada em 1999. A AGEXPP passa a ser um laboratório e a atender as demandas da faculdade e dos outros laboratórios. Além disto, em 2004, é elaborado novo currículo do Curso que passa a ter uma configuração estruturada em eixos distintos por área de atuação.

A conferência de 5 estrelas, pela avaliação do Guia do Estudante, da editora Abril, em 2012 e 2014, ao Curso de Publicidade e Propaganda, denota sua excelência e prestígio. E, assim como o Curso, seus alunos também são premiados nacional e internacionalmente. A década de 10, está marcada pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo destes 50 anos de trajetória.

Coordenadores falam sobre a sua trajetória na Famecos
Maria da Graça Celente (Gagá)
Paulo Boa Nova
Maria Helena Castro de Oliveira
Silvia Koch
Ilton Teitelbaum
Cristiane Mafacioli Carvalho
24º SET Universitário A
15º SET Universitário
6º SET Universitário
1º SET Universitário
Informações disponíveis sobre o Curso de Publicidade e Propaganda: