Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Famecos começou a funcionar no Colégio Rosário

Em 1965, quando a Escola de Jornalismo da PUCRS foi transformada em Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), o Curso de Jornalismo de 1952 e o Curso Superior de Propaganda, criado em março daquele ano, ainda tinham aulas no Colégio Rosário. Apenas a Faculdade de Odontologia e a Escola de Engenharia já funcionavam no novo campus, no bairro Partenon.

A Cidade Universitária da PUC começou a ser planejada em 1955 e 1956. Os Irmãos Maristas examinaram a possibilidade de ampliar o Colégio Rosário, mas acabaram optando pela construção do campus na chamada chácara do Colégio Champagnat, com 20 hectares, entre as avenidas Bento Gonçalves e Ipiranga, a sete quilômetros do centro de Porto Alegre. As obras começaram em março de 1957 e em 1960 foi concluído o primeiro prédio do campus: a Faculdade de Odontologia (unidade 6). Em 1963, surgia o segundo edifício, a Escola de Engenharia (8). No ano seguinte, ficou pronto o Restaurante Universitário e alojamento para 160 acadêmicos (prédio 3). Como a entrada ainda era pela Avenida Bento Gonçalves, os prédios pareciam estar de costas, porque a fachada principal estava virada para o futuro: o planejado prolongamento da Avenida Ipiranga, nas margens do Arroio Dilúvio.

Em março de 65, foi concluído o tradicional prédio 5 do campus, onde passou a funcionar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Já havia acesso à Cidade Universitária pela Ipiranga, mas apenas pela pista centro-bairro, em faixa dupla asfaltada. Estavam em obras os prédios da Reitoria, Biologia, Química, Ciências, Direito e Salão de Atos. A Universidade tinha 3.500 alunos nos campi do Rosário e Partenon.

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1960

Ano de referência: 1965

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Dados cadastrados por: Milena Nyland

Post publicado em: 22 de maio de 2015