Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Otão é eleito para Conselho de Reitores em Tóquio

O reitor da PUCRS, irmão José Otão, foi eleito membro do Conselho Administrativo da Associação Internacional das Universidades (AIU), durante Congresso de 30 de agosto a 6 de setembro de 1965, em Tóquio. Participaram do encontro 364 reitores de todo o mundo, além de observadores.

O tema mais importante debatido pelos reitores em Tóquio, na avaliação na época do irmão Otão, foi a “Contribuição das Universidades para o progresso econômico e social de suas regiões”. No aspecto econômico, o domínio da natureza para a exploração de todas as suas possibilidades. No cultural, a promoção da pessoa humana em todas as suas dimensões.

O Congresso da AIU ainda debateu o “Acesso à Universidade”, ainda restritivo até nos mais desenvolvidos, observou Otão em 65. Outro tema foi a “Autonomia Universitária”. O conclave recomentou que “a autonomia não pode ser absoluta, mas relativa, pois tem de atender as exigências culturais, econômicas e técnicas dos diversos países”.

Antecedendo ao Congresso da AIU, realizou-se em Tóquio, de 26 a 30 de agosto de 65, a Sexta Conferência da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), tendo como local a Universidade de Sofia. Na ocasião, também foi discutida a autonomia. Ao final dos encontros, Otão permaneceu mais 15 dias no Japão, como hóspede oficial do Ministério de Relações Exteriores, para realizar uma “tournée” de estudos e observações.

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1960

Ano de referência: 1965

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Dados cadastrados por: Milena Nyland

Post publicado em: 22 de maio de 2015