Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Pais de 3 jornalistas se formaram na 1ª turma da PUCRS

Clóvis Rezende, radialista

Pais de três jornalistas gaúchos se formaram na primeira turma de Jornalismo da PUCRS, vinculado à Faculdade de Filosofia, em 1954. O radialista Clóvis Rezende, que fez carreira na Rádio Guaíba e Agência Nacional, é filho de Adahil Borges Fortes da Silva. O jornalista e político Hamilton Chaves, diplomado em 54, é pai do fotógrafo Kadão Chaves, da revista Veja e Zero Hora. A escritora e jornalista do Correio do Povo e Zero Hora, Erika Hanssen Madaleno, é filha de Jayme Brum Brígido Madaleno, conhecido como J.B.B. Madaleno.

Erika Hanssen Madaleno, escritora e jornalista

“Meu pai fez cinco faculdades e acabou não exercendo o jornalismo”, conta Erika, autora do livro “Um pouco de mim”, lançado em 2014. No entanto, foi o pai dela que guardou o convite da formatura, doado ao Núcleo Memória da Famecos.

Convite da Formatura de 1954

A solenidade realizou-se em 10 de dezembro de 1954. Às 8h30min, houve missa de ação de graças. A solenidade de formatura começou às 20h30min, tendo por local o salão de atos do Colégio Rosário.

Kadão Duarte, fotógrafo

O paraninfo foi o professor Faustino João. Os formandos escolheram como homenageados de honra o reitor Alberto Etges, o diretor da Faculdade de Filosofia, Irmão José Otão, e o professor João José Planella. Foram professores homenageados Alberto André, Antônio César Alves, Guilhermino César, Irmão Arnulfo, Darcy Azambuja e Ruy Rodrigues Azambuja. O orador da turma foi João Bermannn.

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1950

Ano de referência: 1954

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Dados cadastrados por: Milena Nyland

Post publicado em: 9 de setembro de 2015