Fatos Históricos » Contexto Histórico da Comunicação

Sobre Contexto Histórico da Comunicação:

Rádio Farroupilha era a mais ouvida

Brasileiro Reis, ao telefone, comanda cobertura das eleições municipais de 1952 para prefeitos e vereadores, na cobertura “Falam as urnas”, na Rádio Farroupilha

Em 1952, quando surgiu o curso de Jornalismo da PUCRS, as três grandes rádios de Porto Alegre eram a Farroupilha, Gaúcha e Difusora. A primeira emissora da cidade foi a Sociedade, fundada em 1924. A segunda, a Gaúcha, de 1927; a terceira, a Difusora, 1934, e a quarta, a Farroupilha, criada no ano seguinte.

A Difusora foi a primeira a apostar na publicidade para cobrir despesas e gerar lucro. A Gaúcha passou a transmitir em estúdio montado no antigo Grande Hotel, na Praça da Alfândega com Rua Caldas Júnior. Depois passou para o Edifício União, na Avenida Borges de Medeiros, próximo à Prefeitura. Em 1957, foi adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Frederico Arnaldo Ballvé, sendo o embrião do Grupo RBS.

Uma multidão se espalhou pelas escadarias do viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros e na frente do prédio 1304 da Rua Duque de Caxias, onde foram instalados os estúdios da Farroupilha, para ouvirem pelos alto-falantes o show de inauguração, na noite fria de 24 de julho de 1935, durante as comemorações do centenário da Guerra dos Farrapos. O locutor Arildo Príncipe anunciou a palavra do governador Flores da Cunha, responsável pelo empreendimento, seguindo-se a apresentação dos convidados, os cantores Carmem Miranda e Mário Reis, que tinham chegado de hidroavião no cais do porto.

Em 1943, Assis Chateaubriand fecha, no Rio de Janeiro, a compra da Farroupilha, em crise financeira, pelos Diários Associados. A emissora ganha 100 Kw, canal internacional nos 600 AM (hoje da Gaúcha), e sua programação passa por total transformação. Em 1952, é a emissora mais ouvida de Porto Alegre. A PRH-2, prefixo da época, tinha orquestra própria e o programa A Hora do Guri, apresentado por Ary Rego, fez enorme sucesso de 1950 a 1960, sendo o responsável pelo lançamento de Elis Regina. Também garantiam a audiência o Grande Teatro Farroupilha, com apresentação de radionovelas, Correspondente Esso, transmissões de futebol e automobilismo e o primeiro programa regional de sucesso, o Grande Rodeio Coringa, nas noites de domingo.

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1950

Ano de referência: 1952

Produção do material sobre este evento: Tibério Vargas Ramos

Dados cadastrados por: Milena Nyland

Post publicado em: 8 de maio de 2015