Mídias » Cyberfam

Apresentação

A Cyberfam foi o primeiro estágio em jornalismo online do Brasil. Criada em 1998, o estágio apresentava um formato de revista digital publicada semanalmente em edições distintas. Como objetivo principal, a Cyberfam sempre explorou as vantagens da união entre informação e tecnologia, trabalhando com computadores Apple desde o princípio. Alunos de todos os semestres exploravam o potencial da linguagem HTML e da multimídia, também inovando ao utilizar os diferenciais de um cenário convergente, incipiente na época. Reportagem, captação de imagem, edição de texto, tratamento de imagem, entrevista, tudo isso era feito por todos os estagiários, que somavam, ao final do semestre, um conhecimento que ia além das tradicionais redações da época.

O estágio foi inédito ao produzir as primeiras coberturas em campo em tempo real através da internet. Em 2002 a Cyberfam realizou a primeira transmissão totalmente wireless da Feira do Livro. Essa experiência de redação remota foi utilizada em eventos consagrados como o Festival de Cinema de Gramado, o Festival Mundial de Publicidade e Propaganda, a Feira das Profissões da PUCRS, a cobertura do Vestibular da PUCRS entre outros.

Em 2005 foi criado o programa de vídeo online ao vivo chamado CanalFam, quase um ano antes do lançamento do YouTube, onde alunos entrevistavam personalidades e apresentavam as notícias da semana. Os programas permaneciam disponíveis on demand no site http://cyberfam.pucrs.br. O estágio foi integrado ao Espaço Experiência em 2009, passando a trabalhar de modo convergente com a equipe de Web e posteriormente colaborando com a Assessoria e Comunicação Digital.

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1990, 2000, 2010

Ano de referência: 1998

Produção do material sobre este veículo: Andréia Mallmann

Dados cadastrados por: Andréia Mallmann

Post publicado em: 8 de abril de 2014