Mídias » TV Foca

Sobre TV Foca:

TV Foca

A TV Foca foi uma iniciativa inédita entre os cursos de Jornalismo de todo o país. Pela primeira vez um laboratório de televisão tinha a tarefa de produzir programas regulares que ocupavam horários fixos na grade de programação do canal universitário de Porto Alegre, UNITV, transmitido em UHF e pelo canal 15 da NET.  Tudo era produzido pelos alunos do Curso de Jornalismo da Famecos que exerciam diariamente, no período da tarde, todas as funções de uma redação de TV. Inicialmente, eram três programas semanais, com duração de meia hora: uma revista eletrônica, um programa de entrevista e um programa de auditório. Com a coordenação dos professores das disciplinas de telejornalismo e o apoio técnico dos funcionários do Centro de Produção Multimídia, foram produzidas milhares de horas de programação televisiva de qualidade, centenas de alunos apreenderam as rotinas que enfrentariam logo depois no mercado formal de trabalho, com os desafios e os encantamentos de uma carreira na televisão.

Em mais de uma década de funcionamento, a TV Foca passou por inúmeras mudanças, concentrou suas forças em um único programa, a revista eletrônica também chamada TV Foca, procurou estabelecer as primeiras conexões com o mundo digital e o webjornalismo, ganhou dezenas de prêmios acadêmicos em jornalismo e foi um passaporte da faculdade para as emissoras de televisão no estado, no país e até em terras estrangeiras.

Ainda hoje é referência para quem faz parte do mercado televisivo. Quem acessar o canal da Foca no YouTube (http://www.youtube.com/user/tvfocafamecos) vai encontrar o trabalho dos então estudantes e que hoje ocupam lugar de destaque no jornalismo de televisão.

Depois de mais de uma década formando profissionais capacitados não apenas com a técnica, mas com a ética jornalística a Foca deu lugar a outras experimentações. É a ordem natural das coisas. Mas em tempos de HiperTV, PosTV, SocialTV, e tantos outros novos conceitos, a TV Foca continua sendo uma experiência sem igual na formação de profissionais diferenciados. É só perguntar para um repórter conhecido da sua emissora preferida e ele vai bater no peito e responder – “Eu fui Foca sim, com muito orgulho!!”

 

Curso(s):

Década(s) de referência: 1990, 2000, 2010

Ano de referência: 1999

Produção do material sobre este veículo: Cristiane Finge

Dados cadastrados por: Patrícia de Ávila

Post publicado em: 11 de abril de 2014