Personalidades » Ana Carolina Escosteguy

Ana Escosteguy e os estudos culturais

Professora titular da graduação e da pós-graduação da Famecos, Ana Carolina Escosteguy formou-se em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, em 1983, na Universidade Católica de Pelotas. Em 1985, especializou-se em Comunicação e Estilo Jornalístico na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez mestrado (1993) e doutorado (2000) em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade Federal de São Paulo, com um período de estudos no departamento de Estudos Culturais e Sociologia da Universidade de Birmingham (UK). Fez pós-doutorado em Comunicação e Mídia na University of Westminster, em Londres, durante os anos de 2010 e 2011.

Desde 1986, é professora da Famecos, onde leciona as disciplinas Mídia e Recepção e Orientação de Monografia na graduação. Na pós-graduação, ministra a disciplina Comunicação e Estudos Culturais, desenvolve e orienta projetos na área de Comunicação e Cultura da Mídia, com ênfase em Estudos Culturais, especialmente temas sobre identidades culturais, com destaque para as construções de gênero e de geração. Em 2012, passou a atuar também na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, na equipe de coordenação de pós-graduação.

Ana Carolina Escosteguy destaca a importância do programa de pós-graduação da Famecos: “Nosso programa se destaca entre os programas de pós-graduação do Estado e em rede nacional, portanto, é de fundamental importância na formação de recursos humanos na área, dos professores, é óbvio, em especial a Região Sul.”

“O PPGCOM é de fundamental importância na formação de recursos humanos, de professores, especialmente na região Sul”.

 

ENTREVISTA

Núcleo de Memória:  Qual a relevância do Programa para área da comunicação?
Ana Carolina Escosteguy:
Nosso programa se destaca no conjunto dos programas de pós-graduação do Rio Grande do Sul e ao mesmo tempo se destaca em rede nacional. Portanto, o programa é de fundamental importância na formação de todo mundo, dos professores, é óbvio, em especial a região sul.

Núcleo de Memória:   E as linhas de pesquisa?
Ana Carolina Escosteguy:
No meu ponto de vista temos tem duas linhas de pesquisas, sendo que uma delas tem uma divisão de áreas. Em termos de temáticas, são diversas. Eu, trabalho com as temáticas em torno da mídia e cultura. São as temáticas que o programa apresenta, por exemplo, estudos da prática jornalística, estudos dispositivos tecnológicos, estudos dos imaginários, estudos das identidades culturais constituídas pela mídia, estudos da comunicação e das organizações, estudos da mídia e política e, ainda, estudos da mídia e literatura.

Núcleo de Memória? Cite um fato marcante que você vivenciou no Programa?
Ana Carolina Escosteguy:  
Acho que o fato mais marcante foi a criação do programa. Sem dúvida, esse foi o fato mais marcante. Houve todo um debate, uma discussão e, depois, a preparação da proposta.

 

Curso(s): ,

Década(s) de referência: 1980, 1990, 2000, 2010

Vínculo Famecos: Professor

Graduação em: Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Católica de Pelotas (1979 - 1983)

Especialização em: Comunicação e Estilo Jornalístico, FAMECOS/PUCRS (1984- 1985)

Mestrado em: Ciências da Comunicação, ECA/USP (1988- 1993)

Doutorado em: Ciências da Comunicação, USP (1995 - 2000) Pós-doutorado em Comunicação e Mídia, University of Westminster (2010 - 2011)

Produção do material sobre esta personalidade: Cátia Cristina de L. Lopes

Edição do material: Tiberio Vargas Ramos e Luciano Klockner

Dados cadastrados por: Carla Souza e Stephanie Espíndola

Post publicado em: 10 de julho de 2013