Personalidades » Cristiane Mafacioli Carvalho

Cristiane Mafacioli Carvalho: com a pesquisa publicitária no sangue

Cristiane Mafacioli Carvalho

O trabalho em agência de publicidade recebeu um concorrente de peso na vida de Cris Mafacioli, formada pela Famecos em 1994: o mundo universitário. “Minha carreira no mercado foi muito curta, pois logo o ambiente acadêmico começou a se desenhar no horizonte e não deixei mais de enxergá-lo e vivê-lo no meu dia a dia”.  Poucos anos separaram a Graduação, da Especialização, do Mestrado e do Doutorado, concluído em 2004. Após experiência acadêmica pelo interior do Rio Grande do Sul por aproximadamente 10 anos, desde 2007 está de volta à Famecos, agora, como professora. Entre os temas que mais a interessam estão comunicação publicitária, identidade visual, televisão educativa, além do discurso televisivo e do discurso publicitário, tópicos que viraram pesquisa e cujos processos são discutidos em disciplina específica na Pós-graduação onde é professora-colaborada.

Frases:

 

“A publicidade e a propaganda estão inseridas na Comunicação de tal forma que em grandes eventos, como a Copa do Mundo, por exemplo, muitos debates foram pautados nas falas que os anúncios trouxeram”.

 

“A importância de realizar um Pós-graduação, em especial o da Famecos, é na busca de novos conhecimentos ou de um novo olhar para concepções e teorias que já estão dadas”.

Questionário:

P – Quais as disciplinas lecionadas na Pós?

Cris – Comecei há quatro anos com Discurso Publicitário, disciplina que reflete o que desenvolvo como pesquisa atualmente. Em síntese, ela abrange como acontecem os processos da construção do discurso midiático na publicidade, meu campo de interesse.

P – Como os alunos interagem com a disciplina?

Cris – A disciplina vem despertando o interesse e a percepção dos estudantes. Cabe observar que esses interesses não partem só do pessoal da publicidade, mas de outras áreas também; de quem busca a Pós em Comunicação da Famecos em geral, ampliando, portanto, o público alvo. E mesmo a turma da publicidade, que tem um perfil mais prático, preocupada com o mercado, com a inserção nas agências, está aqui por que quer um pouco mais de conhecimento, de pesquisa, de reflexão na área onde atua.

P – As pesquisas nesta área da construção de processos do discurso publicitário estão em que nível?

Cris – Ainda muito rasas e por isso é importante que sejam expandidas, incrementadas. Por exemplo, os alunos de Graduação quando vão desenvolver os trabalhos de conclusão se deparam com uma carência de bibliografia neste campo específico tanto técnica quanto teórica, de corpo, de sustentação, de credibilidade. Então, isso é resultado do comportamento de um perfil profissional que sempre procurou atuar mais no mercado do que aprofundar o conhecimento, desenvolvendo pesquisa.

P – Mas há muitos livros de publicidade…

Cris – Sim, claro; temos muita bibliografia de dicas, de como fazer, como ser um publicitário de sucesso. São livros muito mais de apoio, de experiências pessoais. Raríssimos são os livros que dão conta disso, –  de mecanismos, de técnicas, metodologias – pelo viés científico; enfim, de um pensamento sustentando nosso campo de pesquisa.

P – Na tua opinião, qual a importância do Pós-graduação?

Cris – A Pós-graduação, muito além do que as pessoas imaginam que seja apenas uma qualificação a mais, ele é também um modo de te permitir avançar num processo formal de busca de conhecimento. A Especialização de uma forma, o Mestrado e o Doutorado de outras formas. Cada um deles trazendo para a pessoa que o faz uma perspectiva de inserção num ambiente de curiosidade, de debate, de pesquisa e de buscar resultados. Resultados esses que possam gerar um debate que, enfim, é o que movimenta toda a pesquisa, para que se possa descobrir elementos que venham a constituir a melhoria ou a solução da vida social, cultural, política.

 

Curso(s): ,

Década(s) de referência: 2000, 2010

Vínculo Famecos: Aluno, Professor

Graduação em: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Famecos/PUCRS (1994).

Especialização em: Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino, Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ (1998).

Mestrado em: Mestrado em Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999).

Doutorado em: Doutorado em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2004).

Produção do material sobre esta personalidade: Patrícia Prestes de Ávila e Luciano Klockner

Edição do material: Luciano Klockner

Dados cadastrados por: Patrícia Prestes de Ávila

Post publicado em: 15 de julho de 2014