Personalidades » Eduardo Campos Pellanda

Eduardo Pellanda: novas idéias, da pesquisa ao produto

Desde Março de 2009 no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da PUCRS, o professor Eduardo Campos Pellanda ajudou a editar a Revista do Programa, revisou o Seminário Internacional, redigiu e aplicou as provas de seleção, entre outras atividades dos tradicionais grupos orientados de pesquisa. Atualmente ministra aulas da disciplina que criou: Convergência e Ubiquidade Midiática, onde estuda, em diferentes tipos de mídia, a questão da ubiquidade de estar em todo o lugar e em vários espaços ao mesmo tempo.

Pellanda relata que é importante fazer com que a pesquisa, de alguma maneira, volte para a sociedade. Por isso fundou um laboratório, situado no Tecnopuc, segundo ele, a primeira inserção da Famecos dentro do Tecnopuc, um laboratório de pesquisa aplicada, onde se faz pesquisas que se transformam em produtos.

Quando questionado sobre um fato marcante em sua carreira no PPGCOM, cita a pesquisa realizada em parceria com a Unicef, para estudar os pontos de desabamento das favelas do Rio de Janeiro. Neste trabalho organizou o treinamento de jovens da própria comunidade, para que fizessem fotos dos pontos críticos e enviassem via e-mail para uma central, contribuindo para a prevenção de possíveis desmoronamentos no local. O professor acrescenta: “é para isso serve a pesquisa, para impactar realmente na sociedade.” Em sala de aula, na Famecos, fica muito feliz quando seus alunos descobrem coisa novas, “ver nascendo uma ideia, é muito bonito”, ressalta o estudioso.

 

BREVE CURRÍCULO

Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Pós-Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Jornalismo e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, internet, convergência e ciberespaço.

 

Curso(s): , ,

Década(s) de referência: 1990, 2000, 2010

Vínculo Famecos: Aluno, Professor

Graduação em: Publicidade e Propaganda, Famecos/PUCRS (1998).

Mestrado em: Comunicação Social, Famecos/PUCRS (2001).

Doutorado em: Comunicação Social, Famecos/PUCRS (2005). Pós-Doutorado em: Massachusetts Institute of Technology, EUA (2008).

Produção do material sobre esta personalidade: Suziane Freitas (entrevista e foto)

Dados cadastrados por: Silvana Sandini

Post publicado em: 11 de março de 2014