Personalidades » Mágda Rodrigues da Cunha

Mágda Cunha e as tecnologias da informação

Mágda Rodrigues da Cunha (foto: Stephanie Espindola).

Professora das disciplinas de Radiojornalismo do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos, Mágda Rodrigues da Cunha foi diretora da faculdade até dezembro de 2012, quando assumiu a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Universidade e em dezembro de 2013 foi escolhida como pró-reitora Acadêmica da PUCRS, responsável pela gestão dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. A ex-diretora ingressou na Famecos em 1986. Formada em Jornalismo desde 1984, fez mestrado em Comunicação Social (1997) e doutorado em Linguística e Letras (2002), ambos na PUCRS.

No Programa de Pós-Graduação, Mágda ministra a disciplina de Linguagens e Tecnologias da Informação. Ressalta a relevância do programa, pois a comunicação se constitui cada vez em uma área, dentro da ciência e da academia, que se consolida. Assim como o da Famecos, os programas de pós da comunicação social são basicamente jovens e com excelente avaliação. Sobre as temáticas do pós, ela afirma que que representam o programa na comunidade acadêmica e são formadas por duas linhas de pesquisa: 1) Práticas culturais nas mídias, comportamentos e imaginários da sociedade da comunicação; e 2) Práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações. “São essas temáticas de pesquisa que definem o programa, ou seja, as linhas pelas quais o programa atua”, explica.

 “O programa de pós-graduação representou, para minha vida, um momento importante, pois foi quando voltei a estudar, depois de um tempo como professora e no exercício profissional. Isso foi no período em que universidade, no início dos anos 90, passou a incentivar os professores a buscar mais formação e titulação. O programa representou um retorno às atividades estudantis e isso, para mim, foi um fato marcante.”

 

ENTREVISTA

Núcleo Memória: Quais funções você já desempenhou no Programa?
Mágda Cunha: 
No programa de pós-graduação, coordenei o curso de especialização e teorias do jornalismo, e quando ele pertencia ao programa de pós-graduação, os cursos de especialização em uma determinada época estavam ligados diretamente ao programa de pós-graduação, e depois fui aluna do programa de pós-graduação aqui no mestrado de comunicação social, e depois o doutorado então passei a ser professora pesquisadora no programa.

Núcleo Memória:  Que disciplinas você ministrou no Programa?
Mágda Cunha:  
Hoje eu ministro a disciplina de Linguagens e Tecnologias da Informação. Do curso de especialização tinha uma disciplina na área de rádio e tecnologias, ali no currículo lattes tem o nome da disciplina específico.

Núcleo Memória:  Qual a relevância do Programa para a área da comunicação?
Mágda Cunha:
Cada vez mais é muito importante, primeiro que a comunicação também se constitui cada vez mais como uma área dentro da ciência, dentro da academia, cada vez mais não já é uma área que se consolida, então ter o programa de pós-graduação que no caso deste programa que é um programa consolidado que tem 17 anos de existência, então é realmente muito importante. Os programas de pós na área da comunicação social são basicamente jovens e já ter uma excelente avaliação como ele tem, é um fator muito importante, e, claro, cada vez mais com a transformação da comunicação, a pesquisa e a formação de pós-graduação se tornam também mais relevante, e pesquisar sobre isso é muito importante.

Núcleo Memória: Quais temáticas representam o Programa na comunidade acadêmica?
Mágda Cunha
: As temáticas são definidas pelas duas linhas de pesquisa, uma voltada para processos profissionais e comunicação nas organizações e outra com ênfase em tecnologia do imaginário.

 

Curso(s): ,

Década(s) de referência: 1980, 1990, 2000, 2010

Vínculo Famecos: Aluno, Professor, Coordenador, Diretor

Graduação em: Comunicação Social - Jornalismo, Famecos/PUCRS (1984).

Especialização em: Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa, Famecos/PUCRS (1992).

Mestrado em: Comunicação Social, PUCRS (1997).

Doutorado em: Lingüística e Letras, PUCRS (2001).

Produção do material sobre esta personalidade: Gabriela Fossá

Edição do material: Ivone Cassol, Tiberio Vargas Ramos e Luciano Klockner

Dados cadastrados por: Marisa Soares e Silvana Sandini

Post publicado em: 1 de outubro de 2012