Personalidades » Maria Helena Castro de Oliveira

Maria Helena, de aluna inquieta à professora dedicada

Crédito: Laís Benini

Maria Helena Castro de Oliveira é graduada em Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, desde 1976. Fez especialização em Administração (1979), mestrado em Educação (1999) e doutorado em Comunicação Social em 2007, cursos feitos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Além de professora titular da PUCRS, Maria Helena já desempenhou atividades profissionais em pesquisa de mercado na área de comunicação e coordenou a Agência Experimental da Famecos (atual Espaço Experiência) e a área de Relacionamento Institucional de Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PARC). Quando escolheu estudar na Famecos, na década de 1970, existiam somente os cursos de Comunicação na PUCRS e UFRGS. Optou pela Famecos devido à reconhecida qualidade do curso. Na época, ao fazer vestibular não havia ainda a opção pelos cursos de Publicidade, Relações Públicas ou Jornalismo como hoje, o concurso era apenas para Comunicação, depois o aluno escolhia a área que pretendia seguir.

Após a formatura da sua turma, a atual professora viu surgir a Agência Experimental, uma proposta que ela havia sugerido ao próprio reitor da Universidade. Contratada como professora, ela dirigiu a Agência Experimental, hoje Espaço Experiência, e ministrou várias disciplinas entre as quais métodos da pesquisa, teorias da comunicação e pesquisa mercadológica. Um pouco afastada do Prédio 7, hoje as atividades da Pró-reitoria ocupam a maior parte do seu tempo, mas ela ressalta que a Famecos é sua casa porque nesta faculdade construiu a vida profissional e pessoal.

Maria Helena relata um pouco do que vivenciou na faculdade como aluna e depois como professora:

“Como aluna, o ponto mais marcante foi a criação de Agência Experimental. Quando terminei o curso, fui contratada pela Universidade para colocar este projeto em funcionamento, que hoje é Espaço Experiência. Como professora tem muita coisa boa. Fui responsável por várias disciplinas sempre na área da pesquisa como projeto, introdução, métodos de pesquisa, e inclusive teorias da comunicação. Também dei aula no curso de Turismo.”

“A Famecos continua sendo minha casa. Vivenciei as mudanças do currículo, participei da comemoração e da organização dos 25 anos da turma de jornalismo, me lembro do detalhe de convidar professor da primeira turma de formados, de organizar a festa dos diplomados da primeira turma de jornal, isso poucas pessoas tiveram oportunidade de participar.”

A maioria dos professores que está aqui foi meu aluno, então, graças a Deus, temos um número bem grande de estudantes. Hoje, dou aula para o nível um. Assim, todos os alunos que entram na faculdade passam por mim de alguma forma, isso me possibilita conhecer muitas pessoas, o que é uma coisa boa, uma gurizada de 17 anos que está começando vida, é muito interessante.”

A Famecos representa minha vida profissional. Sou cria da faculdade e ao mesmo tempo me sinto um pouco criadora, tenho consciência que com meus tijolinhos, minhas ideias contribuíram. Mas, a faculdade também me construiu.”

“Antoninho Gonzalez, que era diretor quando fui estudante, marcou o início da minha profissão, me ajudou na minha identidade profissional, o que me conscientizou do compromisso, da responsabilidade e da lealdade, o que eu me orgulho muito. Isso é a Famecos.”

O que a Famecos me faz lembrar? Nossa! Eu não passo um dia sem ter algo que remeta à minha profissão, que está ligada à faculdade. Posso estar na PRAC, nem ir à Famecos, mas o que faço na Pró-reitoria é porque aprendi na Famecos. Então, eu digo que foi, com as pessoas que estão na Famecos, com quem convivi profissionalmente, que me tornei esta pessoa e a profissional.”

 

Curso(s): , ,

Década(s) de referência: 1970, 1990, 2000, 2010

Vínculo Famecos: Aluno, Professor

Graduação em: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda,FAMECOS/PUCRS (1973 - 1976)

Especialização em: Administração em Publicidade de Propaganda, PUCRS (1978 - 1979)

Mestrado em: Educação, PUCRS (1996 - 1999)

Doutorado em: Comunicação Social, PUCRS (2004 - 2008)

Produção do material sobre esta personalidade: Ussumane Djaló

Dados cadastrados por: Ivone Cassol/Silvana Sandini

Post publicado em: 1 de junho de 2012