Alunos da Famecos vencem Unirádio

14 de dezembro de 2016
O estudantes da Famecos Georgia Ubatuba, Rodrigo Aliardi, Letícia Bay, Rafael Jadowiski, Lauriane Belmonte, Carolina Schuch, Carolina Zorzetto, Carolina Fortes, Raquel Matos e Dimitria Back Prochnow conquistaram o 24º Prêmio Unirádio, da FM Cultura – 2016, categoria Radiorrevista, com o trabalho FEIRA DO LIVRO. O apoio técnico coube aos profissionais Anderson Almeida e José Alencar Diniz. Os professores-orientadores foram Luciano Klöckner e Tércio Saccol. A radiorrevista tratou da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, abordando diversos ângulos do evento.

Da esquerda para à direita: Geórgia Ubatuba, Prof. Tércio Saccol, Carolina Zorzetto, Letícia Bay e Prof. Luciano Klöckner.

Além do prêmio, o Radiodocumentário CARLOS URBIM, UMA CRIANÇA GRANDE esteve entre os finalistas da categoria. O programa foi produzido pelos alunos Christiane Luckow, Flávia Carboni e Tainá Ciceri. O documentário exibe depoimentos dos familiares, amigos e apresenta detalhes da sua trajetória na voz do próprio autor. Nascido em Santana do Livramento, chegou muito jovem a Porto Alegre, onde foi conquistando as pessoas com carinho, simpatia e uma fala mansa, recheada de sotaque fronteiriço. Os filhos o descrevem como um contador de histórias nato enquanto a esposa Alice o resume numa “criança grande”. Na visão do próprio Urbim, um texto infantil não pode prescindir de olhos de inocência, ter um texto alegre, divertido e funcionar como um brinquedo. Entre as principais obras estão: Um Guri Daltônico – inspirada nele mesmo – ,Uma Graça de Traça, Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhas e Morro Reuter de A a Z. Carlos Urbim faleceu em Porto Alegre no dia 13 de fevereiro de 2015 e o radiodocumentário faz uma homenagem ao autor, que segundo o crítico Antônio Hohlfeldt, é um dos principais nomes da literatura rio-grandense. O programa teve apoio técnico dos profissionais Zé Carlos de Andrade e Fabrício de Carvalho. Supervisão dos professores Doris Fagundes Haussen e Luciano Klöckner.
A lista completa dos vencedores pode ser encontrada no site da FM Cultura/TVE: http://www.fmcultura.com.br/conteudo/3549/24%C2%BA-premio-uniradio-destaca-alunos-vencedores-em-radiojornalismo. Na ocasião, os professores de todos os cursos promoveram uma manifestação de repúdio a proposta de extinção da Fundação Piratini por representar um atraso sem precedentes que afetará a comunicação pública e comunitária brasileira.


Categoria: Geral - Radiofam, Notícias |