Apresentação

A RadioFam é uma emissora on-line que busca explorar as potencialidades desse novo formato de transmissão de informações, que coloca janela a janela, em uma única tela, a possibilidade de acesso a sons, textos e imagens quase simultaneamente. Rapidamente capacitou-se como laboratório experimental da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS), da PUCRS.Pretende, na fusão do analógico e do digital, pôr em prática uma tecnologia de informação e entretenimento para o rádio, explorando novas possibilidades junto a audiências cada vez mais segmentadas e preparadas para ocupar este espaço simbólico e virtual estabelecido em redes.A característica especial é a de ter somente acadêmicos na produção e apresentação dos programas. Possui um moderno estúdio e equipamentos próprios para sua atividade diária. Funciona durante 24 horas no ano inteiro.

Histórico

As atividades da rádio começaram em 1997, quando o engenheiro eletrônico do projeto, Luiz Sperotto Teixeira, colocou, em caráter experimental, um servidor de áudio e softwares específicos para músicas. Tudo era novidade na época em que a internet tinha pouca utilização geral e a qualidade de transmissão de sons e imagens era baixa. Com a evolução de equipamentos e programas, os professores de Radiojornalismo desenvolveram um projeto para o aproveitamento do servidor de áudio, ligado inicialmente à UniTV. Estava na Rede a RadioFam, a primeira rádio na internet do país. A transmissão pioneira ao vivo ocorreu em outubro de 2000, durante a realização do 13° SET Universitário – Festival de Laboratórios da Famecos, quando os alunos da disciplina de Radiojornalismo III colocaram ao vivo na internet uma programação exclusiva. Foram mais de 10 horas de cobertura com informações, músicas e entrevistas, com apoio de patrocinadores na distribuição brindes (revistas, camisetas, ingressos para shows). Conforme levantamento realizado pelo Laboratório de Relações Públicas (LARP), o público-alvo da RadioFam é composto por ouvintes com idade entre 15 e 30 anos, faixa onde está maior número de internautas e usuais consumidores de sons. Até 2010, a programação era dividia em tempo real e arquico. Na primeira modalidade, a rádio transmitia 24 horas no ar, de segunda a sexta com produção ao vivo dos alunos, das 7h15 às 22h.

Remodelação 

A partir de 2011, a Radiofam remodelou os seus conteúdos. Em nova fase, a programação passou a divulgar durante 24 horas somente as produções dos estudantes nas cadeiras de Radiojornalismo. Entre os formatos apresentados estão  Reportagens Especiais, Documentários, Crônicas, Entrevistas, Radiojornais , Radiorrevistas e Adaptações Literárias. Os programas também podem ser ouvidos a partir de pesquisa na página da RadioFam, por formatos, título do programa e nome dos alunos. Às segundas-feiras pela manhã e às terças-feiras à noite, os estudantes realizam uma programação AO VIVO, composta por quadros experimentais e o Conversas de Jornalismo, sempre com uma personalidade de destaque na área. A página da RadioFam dispõe ainda de notícias sobre o Rádio, de uma lista com artigos e trabalhos acadêmicos sobre o veículo, além de série de programas premiados. Boa escuta!

¹. Trata-se do canal 15 no cabo em Porto Alegre, instalado no prédio 7 da PUCRS, onde está a Famecos.

². “Nas ondas do rádio virtual”. Jornal do Comércio – Caderno Empresas & Negócios, 12 de março de 2001, p. 3.

Clique para ver a Linha do Tempo do Rádio Brasileiro