Programação

Mesa I – Momento Ideias Abertas:A história da Internet como mídia
13h30 às 14h50 – Auditório Famecos

Ementa: Criado pelos professores do PPGCOM, o Ideias Abertas busca explorar ideias emergentes em um formato aberto. Nesta edição do UBITEC, unimos forças com o grupo de pesquisa para recordar os 20 anos da Internet comercial no país a partir de quem provocou a reflexão sobre o meio como mídia. Assim como, os processos e práticas que fizeram neste contexto a Internet como objeto da comunicação.

Palestrantes:
Alessandro Cauduro (W3Haus/Huia)
Alex Primo (UFRGS)
Eduardo Campos Pellanda (PUCRS)

Mesa II – Pesquisa e trajetória da comunicação: interfaces digitais e processos midiáticos
14h50 às 16h10 – Auditório Famecos

Ementa: Com foco nas pesquisas realizadas no Campo da comunicação, esta mesa pretende abordar a trajetória do jornalismo digital, interfaces digitais, memória das e nas mídias online e os procedimentos metodológicos relacionados ao ambiente digital.

Palestrantes:
Luciana Pellin Mielniczuk (UFRGS)
Gustavo Fischer (UNISINOS)
Sandra Montardo (Feevale)

Mediação: Luciele Copetti

Mesa III – Internet como mecanismo de fluxos de dados: perspectivas do mercado da comunicação social
16h20 às 17h40 – Auditório Famecos

Ementa: A Internet e os fluxos de dados alteraram forma e conteúdo. Com a convergência das redações, as conexões em rede e a linguagem específica da web ganham espaço nos modelos de negócio para a comunicação social, novas formas de produção, circulação e viabilização financeira. Com o objetivo de discutir estes aspectos esta mesa pretende trazer perspectivas referentes a diversidade cultural, produção e fluxos de dados no contexto da cibercultura.

Palestrantes:
Daniela Aline Hinerasky (ESPM/Sul)
Marcelo Träsel (PUCRS)
Moreno Osório (Farol Jornalismo)

Mediação: Patrícia Specht

Encerramento
17h50 às 19h10 – Arena Famecos

Ementa: A palestra de encerramento pretende abordar um panorama da internet comercial nos Estados Unidos e, após, traçar um comparativo com as aplicações desta no Brasil. Ainda, os palestrantes versarão sobre as tecnologias de mediação, entre elas http e torrent.

Palestrantes:
Christian Averill (BitTorrent) – Palestra via Skype (em inglês)*
Roberto Tietzmann (PUCRS)

Mediação: Liana Gross Furini

Voltar para o topo



Palestrantes

alessandro-cauduroAlessandro Cauduro (W3Haus/Huia) | LinkedIn
É um dos fundadores da W3Haus, atualmente, CEO da Huia, produtora digital da holding Nonconformity Group, em que é CIO, Chief Innovation Officer. Bacharel em Ciências da Computação pela UFRGS, cursou em 2014 a Singularity University, no Vale do Silício.

 

 

 

alex-primo Alex Primo (UFRGS) | Lattes
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador do CNPq. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS), mestrado em Jornalismo (Ball State University) e graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPEL). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, faz hoje parte da primeira diretoria da ABCiber, atuando como secretário de finanças. Foi secretário da Compós (2005-2007), vice-coordenador do PPGCOM/UFRGS e editor dos periódicos e-compós e Intexto. É autor do livro “Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição”. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e o grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador.

eduardo-pellanda

Eduardo Campos Pellanda (PUCRS) | Lattes
Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Pós-Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Jornalismo e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, internet, converência, e ciberespaço.

 

luciana

Luciana Pellin Mielniczuk (UFRGS) | Lattes
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, com estágio doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Estuda jornalismo digital desde 1995.

 

 

gustavo-fischer

Gustavo Fischer (UNISINOS) | Lattes | Site
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É um dos líderes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAV). Desde agosto de 2015 é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Seus temas de pesquisa lidam com as interfaces digitais, web, memória das e nas mídias online e procedimentos metodológicos relacionados à arqueologia da mídia.

 

 

sandra-montardo

Sandra Montardo (Feevale) | Lattes
Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Fez Estágio de Doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, em Paris. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale, no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

 

 

danielaDaniela Aline Hinerasky (ESPM/Sul) | Lattes | LinkedIn
Jornalista e professora na ESPM/Sul. Pesquisadora sobre comunicação e moda desde 2006, com mestrado em Comunicação e Práticas Culturais pela UFRGS. Doutora em Comunicação (PUC/RS), realizou Estágio PDEE/CAPES na Université Renes-Descartes Sorbonne, em Paris. É professora convidada em Cursos de Pós-Graduação, nas disciplinas “Mídias Sociais e Moda” (Univali/SC) e “Personal Branding e Estilo”(Unisc/RS).

 

 

marcelo-trasel

 

 

Marcelo Träsel (PUCRS) | Lattes
Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Pesquisa a comunicação digital, com ênfase nos campos do webjornalismo, jornalismo guiado por dados, jornalismo participativo, interação mediada por computador e cibercultura.

 

 

moreno-osorioMoreno Osório (Farol Jornalismo) | Lattes
Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Possui Especialização em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atuou como jornalista em redação de um portal de internet durante oito anos. Atualmente é doutorando em Comunicação Social na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é bolsista CNPQ. Integra o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo (UNISINOS) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Dedica-se à pesquisa de jornalismo em tempo real, especificamente coberturas de breaking news (notícias urgentes).

 

christian-averillChristian Averill (BitTorrent) | Blog
Vice Presidente de Marketing no BitTorrent, Inc. Localizado em San Francisco, nos Estados Unidos, ele é responsável pela comunicação, desenvolvimento de marca e reputação, além do marketing do portfólio de produtos do BitTorent. O BitTorrent cria protocolos e softwares baseados em princípios de tecnologia distribuída, internet aberta e que coloca o usuário final no controle. Isso inclui µTorrent; BitTorrent Bundle, uma plataforma de publicação direta com o fã; BitTorrent Sync, o software de sincronização e compartilhamento de arquivos que dispensa a nuvem; Bleep, o aplicativo peer-to-peer de texto e voz sem servidor; e o protocolo de streaming peer-to-peer ao vivo, BitTorrent Live. BitTorrent tem uma base de usuário de 170 milhões de pessoas ao redor do mundo e seus produtos movem entre 20 a 40% do tráfego mundial diário da internet.

 

roberto-tietzmannRoberto Tietzmann (PUCRS) | Lattes
Doutor em Comunicação Social pela PUCRS, onde estudou efeitos visuais, montagem e narrativa cinematográfica. Tem experiência profissional na área de comunicação gráfica, audiovisual e digital tendo realizado dezenas documentários, CD-ROMs e diversas peças de comunicação gráfica interativa. É professor e pesquisador do corpo permanente do programa de pós-graduação em comunicação da Famecos. Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Audiovisual Digital e coordenador adjunto do DaVis, projeto de pesquisa interdisciplinar de mineração visual de dados. Tem como principais interesses zonas de contato entre audiovisual, design e tecnologia. Na graduação leciona disciplinas tratando de montagem cinematográfica, design em movimento e produção audiovisual publicitária.

Voltar para o topo



O Evento

5º Encontro de Ubiquidade Tecnológica:
20 anos da Internet comercial no Brasil: história e perspectivas tecnológicas

O Encontro de Ubiquidade Tecnológica é um evento organizado desde 2011 pelo Grupo de Estudos em Ubiquidade Tecnológica (UBITEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS). A proposta central do evento é promover um espaço de debates e reflexões sobre o papel das tecnologias digitais de comunicação em nossa sociedade, já que essas se fazem presentes em todos os processos sociais contemporâneos. Para tanto, nesta edição o Encontro visa apresentar a história, as perspectivas da pesquisa e as práticas no campo da Comunicação social.

O 5º Encontro de Ubiquidade Tecnológica apresentará três eixos temáticos: história, pesquisa e perspectivas tecnológicas no campo da Comunicação social. Propondo, desta forma, um diálogo sobre os diferentes aspectos da Internet nestes 20 anos e o impacto das tecnologias ubíquas nos processos da sociedade em rede.

Para discutir e apresentar tais perspectivas da Internet neste contexto o evento será dividido em quatro mesas temáticas. A primeira, em parceria com o Projeto Ideias Abertas do PPGCom, apresentará um panorama histórico no formato característico do Projeto. A segunda e terceira mesas temáticas pretendem debater as pesquisas acadêmicas no Campo e as práticas da Comunicação transformadas pela Internet. A palestra de encerramento abordará as perspectivas tecnológicas e será realizada via Skype.

Objetivo
O Ubitec coloca em pauta os questionamentos sobre os usos e apropriações das tecnologias da informação e da comunicação ubíqua e como vêm impactando os mais variados aspectos da vida social, acadêmica e profissional. Neste 5º Encontro, o objetivo central é traçar um panorama da história, pesquisa e novas perspectivas das tecnologias no Campo da comunicação social. Este ano, a primeira mesa, em parceria com o Projeto Ideias Abertas (PPGCOM/FAMECOS) traz à reflexão a Internet como mídia.

Público-alvo
O evento tem como público-alvo estudantes de Graduação e Pós-Graduação e profissionais com interesse nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Cibercultura.
O Auditório da Famecos (Prédio 7 da PUCRS) acomoda 186 pessoas sentadas. Já a Arena tem capacidade para 64 lugares.
O evento é gratuito, válido como horas complementares e garante certificado para participantes com 75% de presença.

Confira fotos dos eventos anteriores.
UBITEC "Comunicação Ubíqua, Convergência e Mercado"3º Encontro de Ubiquidade Tecnológica2° Encontro de Ubiquidade Tecnológica

Voltar para o topo



Inscrições

Inscrições abertas até 26 de novembro de 2015.


A entrada no evento sem a inscrição será permitida enquanto houver lugares disponíveis.

Voltar para o topo



Equipe

O 5° Encontro de Ubiquidade Tecnológica é organizado pelo Grupo de Estudos em Ubiquidade Tecnológica – UBITEC.

Realização
UBITEC, PPGCOM, FAMECOS, PUCRS

Parceria
Espaço Experiência

Coordenação Geral
Eduardo Pellanda
Luciele Copetti
Gabrielli Tiburi

Produção Executiva
Gabrielli Tiburi
Luciele Copetti

Projeto Ideias Abertas (PPGCOM/PUCRS)
André Pase
Eduardo Pellanda
Roberto Tietzman

Organização
Andressa Fantoni
Liana Gross Furini
Luiza Santos
Patrícia Specht

Apoio
Elisa Celia
Erika Oikawa
Jeferson Cardoso
Lana Baumgarten
Lolita Magni
Sandra Henriques

Identidade Visual
Robson Sarmento Macedo
Guilherme Mendes Pereira

Voltar para o topo